Os bastidores do orgasmo masculino

como-funciona-a-ejaculacao-masculina

Conteúdo do Artigo

PROGRESSÃO DA LEITURA

Embora pareça bastante simples, o orgasmo masculino é, na verdade, um processo muito complexo.

Os homens atingem o orgasmo por meio de uma série de etapas que envolvem vários órgãos, hormônios, vasos sanguíneos e nervos trabalhando juntos. O resultado típico é a ejaculação de um fluido que pode conter esperma por meio de fortes contrações musculares.

Os bastidores do orgasmo masculino

O combustível para o processo que leva ao orgasmo é a  testosterona , um hormônio produzido em fornecimento constante pelos testículos . Os  testículos  também produzem milhões de espermatozoides todos os dias, que amadurecem e depois são misturados a fluidos esbranquiçados ricos em proteínas.

Esses fluidos nutrem e sustentam os espermatozoides para que eles possam viver após a ejaculação por um tempo limitado. Essa mistura de fluido e esperma, conhecida como sêmen, é o que se move pela uretra e sai pelo pênis durante o orgasmo.

A testosterona que flui pelo corpo de um homem, junto com fatores psicológicos, determina a força de seu desejo por  sexo.

A testosterona e do desejo sexual masculino

A testosterona é o principal fator que impulsiona o desejo sexual.

Esse desejo sexual, ou libido, é a chave para iniciar o processo que levará ao orgasmo. Se um homem não tem desejo sexual – por exemplo, se ele tem testosterona clinicamente  baixa  ou está sofrendo de  depressão  – seu corpo pode não responder a estímulos sexuais e ele pode não ser capaz de sentir orgasmo.

As etapas do orgasmo masculino

As etapas que levam um homem ao orgasmo bem-sucedido incluem:

Excitação

O homem percebe algo ou alguém que desperta interesse sexual. Essa percepção faz com que o cérebro envie um sinal pela medula espinhal aos órgãos sexuais, causando uma ereção.

O pênis fica ereto quando o sangue preenche o tecido esponjoso dentro de sua haste, trazido por artérias que se expandiram para permitir que o sangue corresse a até 50 vezes sua velocidade normal.

As veias do pênis, que normalmente drenam o sangue, se fecham para que mais sangue permaneça dentro, produzindo uma ereção firme. O escroto puxa em direção ao corpo e os músculos por todo o corpo aumentam de tensão.

Platô

O corpo masculino se prepara para o orgasmo nesta fase, que pode durar de 30 segundos a 2 minutos.

A tensão muscular aumenta ainda mais e os movimentos involuntários do corpo, particularmente na pelve, começam a assumir o controle. A frequência cardíaca do homem aumenta para 150 a 175 batimentos por minuto.

Um líquido claro pode começar a fluir da uretra. Este fluido pré-ejaculatório se destina a alterar o equilíbrio do pH da uretra, para melhorar as chances de sobrevivência do esperma.

Orgasmo

O próprio orgasmo ocorre em duas fases, emissão e ejaculação.

Na emissão, o homem atinge a inevitabilidade ejaculatória, o “ponto sem volta”. O sêmen é depositado próximo ao topo da uretra, pronto para a ejaculação.

A ejaculação ocorre em uma série de contrações rápidas dos músculos penianos e ao redor da base do ânus. Impulso pélvico involuntário também pode ocorrer.

Os nervos que causam as contrações musculares enviam mensagens de prazer ao cérebro do homem.

Resolução e refração

Após a ejaculação, o pênis começa a perder sua ereção.

Cerca de metade da ereção é perdida imediatamente e o resto desaparece logo em seguida.

A tensão muscular diminui e o homem pode se sentir relaxado ou sonolento. Os homens geralmente devem passar por um período refratário, ou fase de recuperação, durante o qual não podem alcançar outra ereção.

Esse período é variável nos homens. Em um jovem de 18 anos, isso normalmente leva menos de 15 minutos. Em homens idosos, pode ser de até 10 a 20 horas. O período refratário médio é de cerca de meia hora .

Os homens diferem das mulheres porque geralmente ficam saciados após um orgasmo. As mulheres podem ter mais de um orgasmo sem perda da excitação sexual e não precisam passar por um período refratário.

Quando existe um problema?

Alguns homens podem ter problemas para atingir o orgasmo.

Isso geralmente se origina de fatores psicológicos; por exemplo, eles ainda são afetados por um evento traumático ou uma educação restritiva, ou caíram em   padrões de masturbação que poderiam ter condicionado o corpo a levar mais tempo para o orgasmo.

[quads id=2]

No entanto, o problema também pode ser causado por certos medicamentos ou por uma doença neurológica ou cardiovascular, ou por  uma cirurgia ou acidente onde os nervos são danificados.

Nestes acidentes, incluem-se os decorrentes de atividades sexuais, como a fratura peniana.

Uma forma de curto prazo de resolver os problemas com o orgasmo envolve a estimulação do pênis com um vibrador ou algum outro tipo de brinquedo sexual.

No entanto, para realmente fazer mudanças significativas, o homem pode precisar passar por alguma forma de terapia sexual. A terapia geralmente envolve “lição de casa” em que o casal se envolve em atividades sexuais que reduzem a pressão de desempenho e se concentram no prazer.

Se você está tendo problemas de orgasmo e ejaculação de forma consistente, entre em contato com seu médico.

Um exame médico completo e um histórico podem revelar o motivo.

Ok?

Sucesso!

Picture of TICKKS LATIN AMERICA
Tickks.com é um espaço onde a fronteira do conhecimento, e dos sentimentos, é constantemente elevada para além dos limites que julgávamos possíveis em nossas vidas monótonas.

Compartilhe

Descubra mais...

Milhares de artigos sobre o que você sempre quis saber e nunca teve coragem de perguntar.